Blog do Cardoso

You’ve lost today, kid. But it doesn’t mean you have to like it


Nov
27

Responda rápido: Isso aconteceria na Suécia?

arquivado em Fenomenologia | Technorati: Veja a reação da blogosfera | Feed de comentários deste post

Não, você sabe que não aconteceria. Nem no Canadá, Japão, etc. Esses países praticam um negócio chamado cidadania, onde você cuida dos seus, de seus vizinhos, de seus compatriotas, colocando seu interesse pessoal de lado, em momentos de tragédias.

Já na terra dos espertos, na terra do jeitinho, a gente sempre acha uma forma de se dar bem. Manchetes dizem “Chuva faz o pãozinho ir a R$3,00 e a gasolina a R$4,00″

CHUVA É O CARALHO! Isso se chama ganância e egoísmo.

Em Band of Brothers os soldados da Easy Company descobrem um campo de concentração repleto de prisioneiros famintos. Chegam na cidade, que finge não tomar conhecimento do campo. Começam a recolher pães e queijos para os prisioneiros. Um dos padeiros reclama, apenas para ter uma .45 enfiada em seu nariz, uma excelente forma de convencimento.

Se tivéssemos uma estrutura social decente (povo, polícia, políticos, etc) esse filho da puta saqueando cerveja seria preso e responsabilizado, e os donos das padarias cobrando R$3,00 por pão teriam seus estoques distribuídos gratuitamente, como lição.

Mas sequer sugerir isso aqui já arrepia os cabelos dos defensores dos “Direitos Humanos”. Fotos como essa me levam a concordar plenamente com o Mafra:

A Humanidade é a causa da própria ruína.



  1. Spooky em 27/11/2008 - 18:09 escreveu:

    O pior do Brasil é o brasileiro.

    E tenho dito.

    Responder

    [barba] reply on November 27th, 2008 10:16 pm:

    É, tenho que concordar.

    Responder

    Rafa reply on December 20th, 2008 10:35 pm:

    Cara, que figura é esta meu?

    Responder

    Charles reply on November 28th, 2008 9:02 am:

    Infelizmente, INFELIZMENTE sempre tem algém querendo sair ganhando, tirar proveito dos outros.

    Concordo com você, chuva é o CARALHOOOO a 4.

    Até em situações como essa, situação de calamidade publica, pessoas são capazes de tirar proveio dos outros.

    Responder

    Thomas reply on December 3rd, 2008 11:37 am:

    Concordo plenamente.

    Responder



  2. Spooky em 27/11/2008 - 18:16 escreveu:

    Alias,essa cena de Band Of Brothers,me faz pensar que a sociedade brasileira tem um pensamento ainda pior (e menos racional) que os da década de 40.

    Responder

    Frango reply on November 28th, 2008 10:34 am:

    E a gente conhece os culpados, não conhece? “Mulheres Apaixonadas”, “Laços de Família”, “Show da Fé”. Já era. Manipularam tanto a cabeça do povo que não tem mais volta.

    Responder

    Lucas reply on November 30th, 2008 12:38 am:

    Muito fácil apontar culpados. Quem quer que tenha sido manipulado se deixou manipular.

    A culpa é de todo mundo, das vítimas e dos agressores. Que democrático.

    Responder



  3. Gutenberg em 27/11/2008 - 20:27 escreveu:

    É como diz o Morróida: a solução do Brasil é uma bomba atômica de 50 teratons que deixe esta terra maldita inabitável até mesmo pra baratas.
    Qualquer um que já tenha visitado um país desenvolvido reluta em voltar pro Brasil, por vergonha da bagunça que isso aqui tá.

    Responder



  4. John em 27/11/2008 - 22:32 escreveu:

    “os donos das padarias cobrando R$3,00 por pão teriam seus estoques distribuídos gratuitamente, como lição.”

    Cadeia depois não é?
    Porque se aproveitar dessa maneira merece uma punição bem maior do que se endividar.

    Responder



  5. Luis Santos em 27/11/2008 - 22:56 escreveu:

    Aloha Chefe!
    Cristãos, umbandistas, TJ, IURD’s e AGNÓSTICOS e ATEUS.
    O problema são os safados.
    Qualquer outro adjetivo é apenas complemento!
    Aloha!

    Responder



  6. Will Rez em 28/11/2008 - 00:18 escreveu:

    Isso num ta uma bagunça.. sempre foi essa bagunça…E porque se impressionar com o cidadão(mothafucker) aí do lado? Quando um caminhão de carga tomba (independente do que seja, comida, bebida, eletrônico e etc) as pessoas que moram ou passam perto não pensam duas vezes em “vou pegar um pra mim”. Seria mais revoltante ainda se tivesse um corpo aí boiando e um cidadão praticando sexo com ele…

    É isso!
    Away!
    http://www.atakcorp.wordpress.com

    Responder



  7. Marcello em 28/11/2008 - 01:44 escreveu:

    Você não pode generalizar por que um ou outro faz atitudes errôneas, sim as pessoas estão saqueando e nem por isso são ladrões, lá eles não tem o que comer e nem o que beber, estão sem água potável e sem alimentos, se você reparar bem, o SUJEITO ai da foto está levando água e cerveja (quente), na falta de água antes beber cerveja do que beber lama, você não concorda? Aposto que se você tivesse passado por mínimo 10% que esse povo está passado, você não falaria baboseiras desse tamanho.

    Responder

    Cardoso reply on November 28th, 2008 12:37 pm:

    Então é por causa do meu exagero que a polícia decretou toque de recolher, depois que as casas dos moradores estão sendo saqueadas de dinheiro, eletrodomésticos, etc? Ou são só coitadinhos roubando por necessidade?

    Responder

    André Ferrari reply on November 28th, 2008 12:50 pm:

    Acho que são coisas diferentes Cardoso, saquear casas por dinheiro e eletrodomésticos é bem diferente do que mostra a foto (apesar de que não tiro sua razão, talvez essa foto não seja a melhor pra ilustrar seu ponto), pelo que eu vejo a pessoa da foto está pegando os produtos que estão indo com a enxurrada e que seriam perdidos de qualquer forma, e mesmo se esses produtos fossem recuperados eles não deveriam voltar pra pratileira. Acho que o argumento do Marcello também é valido, se eu tivesse na situação deles, faria o mesmo sem culpa alguma. Pensa bem, vc não tem o que comer, seu dinheiro não adianta nada, e você uma enxurrada de coisas sendo levadas e que se ninguém pegar serão perdidos de qualquer maneira. Na Suécia ou no Canadá até o dono do supermercado estaria ajudando a pegar os produtos e distribuir para quem precisa, afinal provavemente os produtos não poderiam ser reaproveitados e estariam segurados.

    Responder

    Paulo G Muller reply on November 28th, 2008 5:48 pm:

    O Tiiiiiiiiiooooooooooooo, vê as apólices dos PARENTES aí !!!!!!!
    Seguro não cobre catástrofes…………
    Uma coisa é uma coisa , iutra coisa é outra coisa……
    Se é meu e eu fizer uma caridade…., agora tomar na mão grande…….
    E deixa na PRATILEIRA fazer favor !!!!!!!!!!!!!!!!!

    Marcello reply on November 28th, 2008 6:29 pm:

    Roubar o que comer numa situação dessas eu não considero crime, já roubar eletrodomesticos e bens pessoais é outra história e dessa você não falou no post. Como eu ja tinha dito antes, antes beber cerveja do que beber lama, o cara da foto nao pegou cerveja por desaforo e nem pra curtir. Se você tivesse perdido tudo e não tivesse opção o que você faria numa situação dessas??? pensa nisso antes de sair condenando os outros.

    Responder

    Cardoso reply on November 28th, 2008 9:34 pm:

    Já que você conhece tão bem as intenções do sujeito, pode dar logo nome e telefone…

    Alguém reply on November 28th, 2008 11:17 pm:

    Hum… telefone? Ele ainda tem telefone depois deste ocorrido?

    Marcello reply on November 29th, 2008 2:01 am:

    apelou perdeu!



  8. Eric Souza em 28/11/2008 - 01:48 escreveu:

    Por um instante eu achei que tava lendo o Morróida. =P
    Brasileiro é foda. Esse bando de fdp querendo ganhar em cima da necessidade das pessoas tinham que apanhar em praça pública. Direitos Humanos o caralho, eles não estão sendo nem um pouco humanos explorando desse jeito. Sou baiano e moro na Bahia, mas conheço gente de Blumenau e uma dessas pessoas me dise que aquilo lá ta um pandemônio. O que aparece na tv nem se compara com a merda que aquilo lá virou.
    Eu concordo que o que devia se fazer com esses caras vendendo as coisas por esses preços deveria ser distribuição gratuita dos estoques deles pelo egoísmo.

    Responder



  9. icommercepage em 28/11/2008 - 04:24 escreveu:

    E o pior é que a mudança depende do povo, não é de se estranhar que nossos deputados, representantes do povo, sejam tão corruptos. O que falta no Brasil é justamente isso, manifestação convincente, do tipo 45 no nariz.
    Lá nos Estados Unidos, os Presidentes bons são os presitentes mortos, assassinados, claro que eles eram bons, mas essa mania de fazer populismo nas costas do povo não dá nada certo. Te cuida Obama.

    Responder



  10. tatiana dutra e mello em 28/11/2008 - 05:42 escreveu:

    mais ou menos. eu morava proxima de nova orleans quando o furacao katrina chegou em agosto/2005 (eu estava a 2 horas de nova orleans, perto o bastante para sofrer com os ventos fortissimos do dito cujo)–pra quem nao lembra o katrina afundou nova orleans.

    bem, a cidade aonde eu vivia ficou sem luz, agua e gasolina por muitos dias. muitas–muitas– arvores cairam nas ruas, quintais; muitas casas perderam telhas ou telhados inteiros. os dois pinheiros altissimos do meu quintal quebraram e cairam em cima da cerca. depois de tentar por + de um mes alguem pra cortar e remover os dois, consegui um sujeito que cobrou um absurdo pelo servico. e olha que ele fez um preco razoavel comparado com os outros, que nao apenas estavam super ocupados cortando arvores do resto da cidade mas tambem estavam cobrando os olhos da cara so por causa da demanda (ouvi exatamente isso dos profissionais que contactei).

    em nova orleans, que foi o centro da tragedia causada pelo katrina, as estorias de saques foram inumeras. o caos reinou, houve quem fosse (ou tentasse ser) solidario mas tambem houve quem roubasse e abusasse do sofrimento alheio –lojas, residencias, escolas, aonde fosse possivel entrar.

    conclusao: e da natureza de certos humanos se aproveitar das desgracas alheias. gente ruim tem em tudo quanto e pais. e gente boa tambem.

    Responder

    Cardoso reply on November 28th, 2008 12:34 pm:

    Tati, Katrina não conta. NO é uma região bem mais próxima do Brasil do que de Toronto, inclusive há a famosa foto do saqueador de cerveja do Katrina.

    Responder

    tatiana dutra e mello reply on November 28th, 2008 3:04 pm:

    bom, a minha cidade tava “um pouco mais proxima de toronto” que nova orleans ate pelos movimentos racistas e pro-white (sao tbm muito anti estilo de vida de norleans apesar de NO estar tao perto) e no entanto havia gente se aproveitando pra cobrar mais pra refazer telhado, cortar arvores, refazer os estragos na cidade. detalhe: eram os brancos overcharging e nao os outros (african americans e/ou latinos asiaticos etc).

    Responder

    Sátiro reply on December 2nd, 2008 11:28 am:

    Lendo seu relato me lembrei de “Ensaio sobre a Cegueira”, que ilustra muito bem isso do lado sórdido do ser humano aflorando em situações de caos.

    Responder



  11. Bruno Pedrassani em 28/11/2008 - 07:14 escreveu:

    Cardoso Cardoso, acho que você está botando muita fé na humanidade, só não no Brasil. Pode ser um erro. Se isso aconteceria na Suécia? Não duvido, nada mesmo. Saramago, que mora na Europa, não escreveu um ensaio em que o mundo ficava cego, e bem, o que ele citava não era exatamente cidadania. O fato é que se falta água, vai até cerveja, pra quem não bebe. No meu caso, água só quando falta cerveja.

    Responder



  12. mitcha em 28/11/2008 - 07:15 escreveu:

    Por isso que eu prefiro ajudar a Suipa.
    O ser humano não vale nada..

    Responder



  13. Teilor em 28/11/2008 - 08:05 escreveu:

    Você pode fazer um post intitulado “Responda rápido: se o Cardoso morasse na Suécia, ele iria usar seu falso moralismo para reclamar do que?”.

    Não sou de entrar no blog dos outros para reclamar, mas esse post realmente está um lixo!

    Enquanto pessoas estão sem suas casas, sem roupas para vestir e sem comida e sem noticias de seus familiares, vem um blogueiro que não sabe mais o que falar e resolve criar caso em cima das ações de desabrigados e vitimas de tragédias. Ai vem os seguidores de São Cardoso e resolvem também que “aquele povinho brasileiro de SC não merece nossa ajuda, ao invés de ajudar vamos criticar, vamos botar lenha na fogueira”.

    Esse tipo de comentário preconceituoso desmotiva as ações de ajuda, e aquelas pessoas realmente precisam de ajuda, inclusive o cara que está roubando a cerveja!

    Abra a cabeça senhor Cardoso e dê uma olhada no mundo a sua volta, onde um post desses pode lhe render alguns trocados e uns elogios dos seus puxa-sacos, mas no mundo real, pode ocasionar apenas que alguém necessitado deixe de receber um punhado de comida ou um agasalho.

    Responder

    Cardoso reply on November 28th, 2008 12:30 pm:

    O cara que está roubando a cerveja é um coitadinho?

    É por isso que o Brasil está na merda que está, por causa dessa mentalidade do coitadinho.

    Responder

    Teilor reply on November 28th, 2008 4:06 pm:

    O Brasil está do jeito que está (ou do jeito que você acha que está) porque tem muita gente dando opinião sobre o que é o certo a se fazer e muita pouca gente fazendo o que é certo.

    Responder

    Cardoso reply on November 28th, 2008 9:35 pm:

    É, o Brasil está maravilhoso, eu que estou errado.

    Spooky reply on November 29th, 2008 12:35 pm:

    Realmente,VOCÊ está errado…está tudo ótimo!
    Não acredita? Assista no Jornal Nacional!

    Aliás,se um pai de familia de 45 anos,estudado,com um monte de línguas no curriculum não arruma emprego,a culpa é DELE por não ser qualificado,pois emprego tem,

    Fonte: Jornal da Globo.

    Responder

    Leandro reply on December 1st, 2008 9:01 pm:

    hahahaha

    realmente, spooky … espero que um dia vc veja esse brasil maravilhoso do qual fala e seja o pai de 45 anos estudado e com “N” linguas no currículo que não arruma emprego … no olho dos outros é coca-cola né?

    Séfora reply on December 2nd, 2008 2:12 am:

    “mas no mundo real, pode ocasionar apenas que alguém necessitado deixe de receber um punhado de comida ou um agasalho.”
    Olha pelo que eu já vi no “mundo real” a maior parte dessas doações vai parar no lixo .É claro que tem muita gente que precisa realmente , mas acho graça nessa falsa solidariedade do povo…acredito que pouca gente tem mesmo interesse em ajudar realmente.Infelizmente o povo gosta muito da desgraça alheia isso sim.

    Responder



  14. Flávio Simões em 28/11/2008 - 08:10 escreveu:

    Solução fácil… Fazer umas armadilhas elétricas para em caso de alagamento (sim, haverão outros) e alguem pisar, fritar o fila da puta que faz uma coisa dessas.
    Melhor ainda, envenena um carregamento e em caso de alagamento liberar as latas envenenadas para boiarem. Porque seria melhor? É que nem rato, leva o veneno para toca e mata ele e a ninhada.

    Responder



  15. Edson Sguizzato em 28/11/2008 - 08:15 escreveu:

    Tomara que tenha cortado o pé e [modo Morróida on] morra [modo Morróida off] com uma infecção. O pior da foto é saber que aquele povo lá atrás está fazendo o mesmo.

    Responder



  16. Rafael B. Dourado em 28/11/2008 - 08:36 escreveu:

    A questão do abuso dos preços de quem tenta lucrar com a tragédia alheia é, de fato, um absurdo – mas como bem citado pela série americana, sim, acontece em todo lugar onde exista GENTE.

    Já o saque aos supermercados, ora, convenhamos… Aqueles produtos vão estragar mesmo… Melhor deixar levar quem vier pegar do que jogar fora.

    Aí sim algo bem típico brasileiro… Durante um apagão em Nova York, os mercados passaram a distribuir gratuitamente os sorvetes que, de outra forma, acabariam estragando. Aqui, os responsáveis pelos estoques que já estão em processo de deterioração estão mais preocupados em deter o prejuízo inevitável…

    Responder



  17. Janaina Oliveira em 28/11/2008 - 09:02 escreveu:

    Oi, Cardoso!!

    Hahah, pelo jeito vc nunca foi na Suecia!!
    Acho que o seu exemplo foi um pouquinho infeliz, na escola do pais..
    Talvez nao acontecesse no Japao, Canada, como vc diz..
    Mas a Suecia taxa bebidas alcoolicas pelas suas TAXAS ALCOOLICAS….
    Por isso, alcool na suecia eh MUITO, mas MUUUUUUUUUUUUITO visado MESMO.
    E, por isso, muito provavelmente isso aconteceria na Suecia (to some extent, of course). ehehhe

    Cheers!
    Jana

    Responder

    Lucas reply on November 30th, 2008 12:51 am:

    Hmmm, se isso for verdade, tem que ser levado em consideração.

    Responder

    Hawk reply on December 18th, 2008 9:41 am:

    Na verdade, acho que a Suécia está apenas para ilustrar um país de primeiro mundo com um PIB alto. Poderia ser qualquer país de primeiro mundo alí.

    Responder

    Alberto reply on February 6th, 2009 12:15 pm:

    Como?? apenas para ilustrar é? Eu tenho a opinião que se vc for falar de algo vc tem q ter dominio sobre o tal assunto, não é correto nem sábio dar exemplos que não condizem com a realidade.

    Responder



  18. Não caia em golpes virtuais » Um-byte em 28/11/2008 - 09:42 escreveu:

    [...] Nestas situações, infelizmente, algumas pessoas mal intencionadas criam spams contento links e falsas contas bancárias para retirar dinheiro ou contaminar o micro de quem quer ajudar de alguma forma os atingidos. Sem contar situações como esta citada pelo Cardoso. [...]



  19. rafaeldfmelo em 28/11/2008 - 09:59 escreveu:

    Já disse no twitter e repito aqui, segundo os egipcios, cerveja é pão líquido.
    lamentável, principalmente se comparado com a suíça que serviço militar é ganhar um rifle do governo pra guardar em casa, e eleiçao é urna na rua com caixinha de cédula do lado. e só.

    Responder



  20. Marcelo França em 28/11/2008 - 10:11 escreveu:

    A imagem da postagem reflete incondicionalmente a cultura do Brasil, como já mencionado pelo Cardoso, a cultura da ganância e do jeitinho, onde vale tudo para ser melhor que o seu vizinho. O problema de tudo isso é que não é algo que possa ser resolvido de uma hora para outra, está na cerne da população, enraizado em nossa cultura. Desde pequeno a criança vê os exemplos a sua volta, enquanto isso não mudar, “babau” Brasil.

    Responder



  21. Daniel Sugui em 28/11/2008 - 10:18 escreveu:

    Filho da puta existe em todo lugar, não só no Brasil. Só que aqui, onde impera a famosa Lei de Gérson, tem muito mais que em outros lugares.

    Eu costumo dizer que o brasileiro tem valores invertidos: enquanto no Japão, na Europa e outros lugares civilizados (o que pra mim exclui os EUA, diga-se de passagem) o cidadão prioriza a nação, depois a família e por último a si mesmo, aqui se prioriza o indivíduo, depois a família e depois, bem depois, se prioriza a nação, quando muito.

    Quanto ao fato de que os produtos estragarão de qualquer maneira: por que então as autoridades não recolhem tudo e distribuem entre aqueles que precisam?

    Responder

    Léo reply on November 30th, 2008 9:45 pm:

    Priorizar a nação? Você é fascista?
    uhahuahuauhhua

    Falando sério; se você fosse estadounidense você iria para o Iraque defender os interesses da sua nação?

    Responder

    Daniel Sugui reply on December 1st, 2008 1:40 pm:

    Ir para uma guerra, principalmente uma como a do Iraque, não é defender os interesses de sua nação. Trabalhar para o desenvolvimento do país, cobrar atitude dos políticos que deveriam representar os interesses do povo, denunciar crimes quando tiver ciência de um, isso é defender os interesses da nação.

    Responder

    Léo reply on December 2nd, 2008 1:32 pm:

    Neste caso você está certo, isso se chama exercer cidadania.
    Mas não se esqueça que o Estado é servo do cidadão; lembra daquela história de “servir e proteger”? É mais ou menos isso, só que com leis que ambos os lados devem respeitar. Por lei, eu tenho o direito de saquear para não morrer de fome (principalmente numa situação de calamidade pública), o direito de receber do Governo comida e abrigo e o direito de não denunciar crimes, se eu não quiser.
    Mais uma coisa: cidadania não vem do nada. São necessários investimentos massivos em educação e conscientização para tornar uma população (qualquer população) mais cidadã; foi assim no Canadá, na Suíça, no Japão e deverá ser assim no Brasil também.



  22. Alessandro Santos em 28/11/2008 - 10:40 escreveu:

    Por um lado a gente vê notícia de gente que tá largando tudo e se f*dendo pra ajudar as vítimas das chuvas; acabei de ler a notícia do médico que ficou 60 horas trabalhando direto, e a do cara que ta com mais de 10 pessoas na casa. Por outro, a gente tem que ler esse tipo de notícia, e sentir vergonha.
    Infelizmente temos gente gananciosa que quer se aproveitar da situação.

    Responder



  23. AC de Souza em 28/11/2008 - 11:00 escreveu:

    As pessoas não tem ONDE COMPRAR comida e esse filho da puta arriscando a vida por uma cerveja, uma coca-cola e um engradado de refrigerante…

    Se passa uma corrente de água, e arrasta o FDP, os bombeiros ainda terão que se mobilizar para salvá-lo…

    Se passa do meu lado eu ainda dou uma bicuda!!

    [],
    AC

    Responder



  24. [...] que vocês fujam, já explico que este post é complementar ao post do Cardoso sobre as enchentes em Santa Catarina. Ele propõe que países como Suécia, Japão e Canadá jamais [...]



  25. Parucker em 28/11/2008 - 12:11 escreveu:

    Isso é f**a….. por isso que sinto nojo de humanos.

    Aqui na minha cidade mesmo, Joinville / SC. Que foi atingida também pela enchente em boas áreas…. vi no jornal que tinha caboclo com barco cobrando R$ 5,00 a travessia por uma área alagada lá.

    E em uma das estradas de Joinville para outra cidade (não lembro mais qual) tinha guincheiro cobrando R$50 pra botar o carro em cima do caminhão e atravessar o trecho alagado da estrada….

    Porra…. solidariedade nem pensar… fico puto com isso…. se já tivesse comprado meu rifle esses caboclo iam ta tudo boiando na enchente agora…..

    Responder



  26. Evandro Cesar em 28/11/2008 - 12:46 escreveu:

    Cardoso, não acho que seja tanto assim (não falo em relação a cerveja), em qualquer país ou lugar onde reina o caos o ser humano se comporta de maneiras muito diferentes, cada um pensa de uma forma, isso também ocorre em qualquer lugar porque estamos falando de seres humanos levados ao limite, ocorreu em New Orleans, na Alemanha etc, o exemplo que você usou de Band of Brothers é bem claro, tinha pão mas não para todos, é terrível é frio e desumano mas é assim que se comportam as pessoal, repito, em qualquer lugar em situação muito crítica
    Tenho que concordar em um ponto, nos eua quando do Katrina esse tipo de gente ia para a cadeia e ponto final

    Responder



  27. luiz em 28/11/2008 - 15:00 escreveu:

    quando new orleans ficou debaixo d´agua nao houve saques e crimes? acha que ninguem roubou cerveja, vodka e o diabo? nao é só porque é brasileiro, a raça humana é uma desgraça, oportunista e filho da puta tem no mundo inteiro…

    Responder



  28. Vinicius Moreira em 28/11/2008 - 16:50 escreveu:

    O pior do Brasil é o Brasileiro” [2]
    Dá nojo isso.
    sem mais.

    Responder

    Léo reply on November 28th, 2008 6:09 pm:

    O pior do Brasil é o Governo Federal, que ao mesmo tempo que não consegue garantir a segurança dos cidadãos de bem perante os criminosos, também ignora a necessidade dé um melhor sistema de educação e uma mais ampla conscientização social.

    Acreditem, ninguém assume responsabilidade social espontâneamente, nem nós brasileiros, nem canadesnses, suecos, finlandeses…

    Responder



  29. Limao em 28/11/2008 - 17:58 escreveu:

    Tenho que concordar que o pior do Brasil eh o brasileiro, mas com consideracoes.
    Eu estou no meio desse caos que se transformou o Vale do Itajai depois destas chuvas, e eh verdade que muitos comerciantes sem-vergonha estao abusando do povo, cobrando o que quiserem sobre qualquer produto. Teve um comerciante que chegou a cobrar o absurdo de 120 reais por UM botijao de gas, daqueles pequenos.
    Mas, da mesma maneira que existem pessoas de mah feh(desculpem a falta de acentuacao), existem muitas pessoas que bom coracao. Digo isto pois gracas a duas pessoas assim, eu nao perdi NENHUM movel de dentro da minha casa, que teve mais de 1,5 metros de agua dentro. Essas pessoas cederam as suas casas, mesmo que nos nunca tenhamos trocado nenhuma palavra. Elas simplesmente viram o nosso drama de nao ter aonde colocar os nossos bens, e cederam os seus proprios quartos, para que nos colocassemos nossas geladeiras, mesas, camas. Depois de toda essa desgraca, eu vejo que o Brasil ainda tem futuro, soh basta sabermos dar valor as pessoas certas.
    E sobre punicao aos maus comerciantes, todos os que estao praticando preco abusivo em Blumenau estao sendo punidos, alguns tendo as suas mercadorias confiscadas pelo exercito, outros tendo que DAR os seus produtos, por forca do municipio, outros ainda sendo presos. Em Blumenau, nenhum esta sendo poupado.
    Por isso prefiro refinar a frase do Spooky: O pior da humanidade eh o homem.
    Isso nao eh exclusividade do Brasil. Se duvidam, lembrem-se do furacao Katrina.

    Responder



  30. Léo em 28/11/2008 - 18:04 escreveu:

    Aumentar preços para ganhar em cima da desgraça alheia tem nome: Capitalismo de Desastre ou TEC (Tratamento Econômico de Choque)

    Recomendo: http://lobofrontal.blogspot.com/2008/04/doutrina-do-choque-o-advento-do.html

    Responder



  31. Stone em 28/11/2008 - 18:19 escreveu:

    Só tenho de discordar com respeito se isso ocorreria ou não em paises mais ”desenvolvidos”,o brasileiro é muito mais compreensivo a necessidade alheia do que um europeu por exemplo.
    ”Esses países praticam um negócio chamado cidadania, onde você cuida dos seus, de seus vizinhos, de seus compatriotas”
    Sobre a citação acima,eles podem até ter uma qualidade de vida superior,mas ainda são humanos.Acredite,essa estoria de que cuida de si e dos outros não ocorre (em situaçoes normais) em lugar algum.
    Sem falar,voltando ao Brasil, nas toneladas e mais toneladas de alimentos,água e até móveis,que estão sendo recolhidas,espontaneamente (importante frisar).
    Situaçoes de roubo de supermercados são realmente tristes.Mas não são todos que o fazem por roubo de bebidas(estes são a minoria,basta ver a foto:a grande maioria está numa grande fila logo atrás).Não os protejo.Mas existem aqueles que realmente precisam dos alimentos (inda que encharcados).
    O Brasil pode estar perdido,mas para o brasileiro ainda há esperança.

    Responder



  32. Guilherme Atencio em 28/11/2008 - 20:23 escreveu:

    O povo adora ter desculpa pra saquear e depredar.

    E começa mais um Salsafest!

    Responder



  33. Thiago (chicão) em 28/11/2008 - 20:58 escreveu:

    Carlitos, você já leu por acaso aquele livro, “As 100 maiores catástrofes da história da humanidade”?

    Bem interessante, ele cobre as maiores catástrofes da humanidade sem contar guerras e outros tipos de genocídio, e começa contando por onde matou mais e termina pelo que matou menos mas deu maior prejuízo humanitário.

    Ou seja, vai de Peste Negra e Fome da Batata, passando pelo Titanic e O Incêndio do Circo até a Apollo 1 e a biblioteca do Edison.

    E o que achei interessante é que em toda catástrofe do gênero “cidade destruída”, SEMPRE havia um “BR” querendo saquear.

    E em quase todos os casos se formavam “grupos de extermínio”, com a simples missão: Saqueando? Chumbo na testa.

    Porque só no nosso Brasil varonil não existe tamanho avanço social?

    Responder



  34. Francisco Amado em 28/11/2008 - 21:38 escreveu:

    E uma sociedade civilizadamente bárbara.

    Responder



  35. Matheus Cunha em 28/11/2008 - 22:23 escreveu:

    O pior de tudo foi ver isso hoje na CNN en Español.

    Responder





  36. Wagner Reis em 28/11/2008 - 22:52 escreveu:

    Pão a 3 reais é fod********

    Responder



  37. eumesmo em 29/11/2008 - 03:18 escreveu:

    Falar mal de “direitos humanos” é tão lugar-comum entre gente fascistóide ignorante que me cansa.

    Que tal soltar agora a frase “direitos humanos pra humanos direitos”?

    Responder



  38. Claudio em 29/11/2008 - 15:23 escreveu:

    Nunca vivi uma situação assim… mas me lembrou uma musica do Sublime (April 26, 1992)
    http://www.youtube.com/watch?v=N-LB94Kwlws

    essa ganancia não é problema de brasileiro, e sim da humanidade, como o proprio Cardoso citou

    mas o brasileiro adora ser puritano pra tacar o pau nos outros, agora aguenta também os gringos falando mal da gente

    Responder



  39. th. em 29/11/2008 - 20:51 escreveu:

    O que se escreve no post me faz tremer, respeito tua opinião, Cardoso. Mas o comentários que o seguem só me fazem concordar com os que discordam de ti.

    Falso moralismo é maldição nossa de cada dia. Não estou isento também. Mas, se eu fosse falar algo de Brasil, começaria pelo menos com ‘Brasileiros somos…’, não ‘brasileiro é…’. Já quando falas de Humanidade, concordo desanimado.

    Responder



  40. Philipe em 30/11/2008 - 01:26 escreveu:

    olá, somente para constar gostaria de lembrar que criticar puramente os saques é fácil (não sou a favor, porém em qualquer lugar civilizado a pena é julgada pela situação do crime), contudo acho que deve-se salientar que Itajaí ficou de domingo até quarta feira sem abastecimento de água devido a rompimentos em dutos, a defesa civil daqui estava sem comida para distribuir nos abrigos, tinhamos contabilizados quase 100 mortes. Ir contra os saques é totalmente justo, entretando vale lembrar que, no caso desses saquadores, “tirar vantagem” não é um bom termo, visto que 90% de nossa cidade acabou, nosso porto e indústrias estão em frangalhos e que quando uma pessoa perde tudo, perde também dignidade e ganha desespero.
    Ver pela tv é fácil, a situação aqui é desesperadora. Para terminar, não creio que as cervejas eram para um churrasco, a água que, graças a Deus, hoje sai da torneira está um pouco barrenta e com um cheiro estranho é necessário ferver, todavia quase ninguém tem um fogão inteiro, então, quando se está imerso em água sem poder tomar dela sem pegar leptospirose a cerveja ainda mata um pouco da sede.
    Obrigado pela atenção, não apoio o crime, contudo quando seu filho, mulher e você próprio esta passando sede há três dias merece um abrandamento da pena e se uma situação dessa ocorresse na suécia, todos buscariam aliviar a sede e a fome, infelizmente muitos aqui ou faziam isso ou estariam desidratados no meio da enxente ou com o figado arrebentado pela leptospirose.

    ps: se puderem fazer doações de água, roupas, comida ou medicamentos, é todo muito bem vindo.

    Responder

    Cardoso reply on November 30th, 2008 1:54 pm:

    É, eu vi pela tv, e não foi fácil ver um supermercado VAZIO. Levaram TUDO. Me mostre onde são gêneros de primeira-necessidade eletrodomésticos, produtos de limpeza e similares. No momento em que o sujeito saqueia CERA POLIFLOR perde toda a moral para mim.

    E selvagens, sinceramente, que se virem.

    Responder

    Lucas reply on November 30th, 2008 3:02 pm:

    No momento em que o sujeito saqueia CERA POLIFLOR perde toda a moral para mim.

    HAHAHAHAHAHAHAHAHA

    Desculpa puxar o saco, mas eu tive que expressar meu LOL com isso.

    Responder



  41. Super Wallace em 30/11/2008 - 14:00 escreveu:

    Esse é um ponto de vista extremista. Você não pode banalizar a situação, pois como se vê na foto, o cara não esta saqueando só cerveja. Agora foi engraçado você citar Canadá, Suécia e Japão como exemplos de cidadania. Você já viu a estrutura social que esses países de 1º mundo tem? Você acha que se isso acontecesse em algum outro paíse de 3º mundo a situação não seria a mesma? Ou até mesmo pior?

    Responder



  42. Augusto em 30/11/2008 - 18:58 escreveu:

    Você nao precisar ir tão longe como a Suécia, anda 60km para o lado da cidade desta foto (Itajaí) que nada disso aconteceu, não houve saques em supermercados em Blumenau.

    Responder



  43. Renan Medeiros em 30/11/2008 - 20:46 escreveu:

    É realmente uma vergonha o sujeito aproveitar-se da desgraça alheia pra procurar uma maneira de tirar algum proveito.

    Abaixo, uma lista de algumas coisas básicas – e seus respectivos preços – que eram vendidas aqui em Santa Catarina nos locais mais devastados pelas enchentes:

    - Pão francês (unidade): R$ 3,00
    - Água mineral (250ml): R$ 2,50
    - Gasolina (1 litro): R$ 4,00
    - Botijão de Gás (13kg): R$ 150,00
    - Cartão de celular: 3 vezes o seu valor (por exemplo, cartões de R$ 15,00 vendidos por R$ 45,00)

    Deixo aqui um link com o excelente comentário feito pelo jornalista catarinense Luiz Carlos Prates:

    http://www.clicrbs.com.br/blog/jsp/default.jsp?source=DYNAMIC,blog.BlogDataServer,getBlog&uf=2&local=18&template=3948.dwt&section=Blogs&post=127785&blog=425&coldir=1&topo=3994.dwt

    Abraço.

    Responder



  44. [...] eu reclamei aqui que brasileiro adora se dar bem, e que fiquei puto com a foto de um esperto saqueando cerveja de um [...]



  45. Rodrigo Santiago em 01/12/2008 - 13:22 escreveu:

    O que o cara não deve ter percebido é que, mesmo que os alimentos estejam lacrados, esse que tiveram contato com a água da enchente tem grandes chances de estarem contaminados.

    Responder



  46. [...] Do Blog do Cardoso. [...]



  47. chicken nipples em 02/12/2008 - 15:40 escreveu:

    “CHUVA É O CARALHO! Isso se chama ganância e egoísmo.”

    ahuahuahuauhauhauh
    isso é realmente o ponto alto do post!
    colocar o exemplo do BAND OF BROTHERS pessoalmente faz todo o sentido – até pela referencia ao holocausto nazista (chapter 9 – Why We Fight), pq aqui entre todos nós, existe alguma diferença entre MATAR ou DEIXAR MORRER?

    opinião chapa-branca já eras…
    se for pra falar algo, q a verdade seja dita

    vi no blog do DelDebbio, mas fiz questão de vir aqui comentar

    Responder



  48. Thiago (chicão) em 02/12/2008 - 16:55 escreveu:

    Reafirmo meu ponto:

    Saqueando?

    Catástrofe?

    12 na nuca.

    A humanidade sempre foi assim, não entendo porque o “progresso” não vem pro Brasil.

    Responder



  49. Sun and dry, please em 02/12/2008 - 23:49 escreveu:

    Cara, tanta coisa tem sido escrita sobre a tragédia, e tão pouca coisa faz sentido pra quem viveu ela. A coisa não é bem assim, as mercadorias do mercado estavam perdidas, e ja que comentaram o band of brothers, censurar alguem que está encharcado a dias e possivelmente passa a vida comendo e vendendo lixo por querer encher a cara, ou do desgraçado que levou tv ou o que fosse de valor para a casa, é não saber de nada mesmo…
    agora falam em culpa, prevenir, acham que é por causa do lixo, de construir no morro, ou na beira do rio, mas a coisa foi muito além disso…regiões de mata e densa cobertura vegetal sofreram o mesmo que morros nas cidades…
    Bom, paz para os que foram, força para os que ficam…
    e para os que só viram através da lentes alheias, pensem um pouco antes…
    mas é isso né….pedra na mão, vento na cabeça,
    e depois coisas uteis e importantes para ajudar como as 2 posts na sequencia do blog….
    Amanhã tem que continuar a batalha, se não chover de novo.
    Podia dar uma força e ser cidadão e informar as formas de doação e ajuda no teu maior blog do brasil, vai ver até te da um resultado em visitas e clicam nos teus anuncios procurando móveis e eletros novos que foram perdidos.

    Responder



  50. [...] deixa de viver por causa disso, e muito menos deixa de se divertir. Prova disso são os saques nos supermercados, onde teve gente roubando cerveja. Todo mundo está na merda, mas ninguém deixa de [...]



  51. Orgulho de ser brasileiro? « Quem Peidou? em 04/12/2008 - 19:44 escreveu:

    [...] maneira inversa, este post do Cardoso mostra uma quase vergonha de ser brasileiro. A opinião de que barbarismos como os [...]



  52. Lucas em 15/12/2008 - 01:40 escreveu:

    Claro que aconteceria. Onde existir ser humano pode existir qualquer coisa.

    Responder



  53. Paula em 16/12/2008 - 12:15 escreveu:

    Cardoso
    cheguei aqui através do outro post no Contraditorium…. Vi uma matéria muito legal hoje no Mais você da Ana Maria… que, ao contrário dos catarinenses, ainda tem gente que se importa com o próximo, mesmo que ele seja um animalzinho.
    O link da matéria é esse:
    http://video.globo.com/Videos/Player/Entretenimento/0,,GIM936323-7822-PROTETOR+DOS+ANIMAIS,00.html
    bjs e vamos divulgar quem se importa também!!

    Responder



  54. [...] de ler meu post, clica aqui e leia este post do Cardoso, a bicha mor da internet brasileira. Vai lá, e depois volta [...]



  55. Andre Korbes em 17/12/2008 - 13:15 escreveu:

    Junta tuas coisas, aprende a falar sueco e vaza!
    Se o pior do Brasil é o brasileiro, se a solidariedade já era, se tudo isso de ruim que o povo é como tem um monte de gente aí nos comentários falando, de onde vem essas toneladas e mais toneladas de doações? Os caminhões não param de chegar de tudo que é canto do Brasil, e vc vem falar que o povo não presta?
    Esse problema de “tá ali, tem um monte, vamo pegar um pouco” é caso clássico de exemplo de cima, do que o governo faz com o dinheiro público!! São alguns malditos que só querem se aproveitar que sujam com a vontade de muitos outros. Ou vc acha que os 6.000 voluntários dos primeiros dias e os 2.000 de agora só tão lá pra roubar?
    Como eu disse antes, se o povo aqui é tão ruim, arruma tuas coisas e vai embora então.
    E carrega o morróida junto.

    Responder



  56. thiago em 17/12/2008 - 15:11 escreveu:

    como diz mamãe
    “Brasileiro só faz merda…”

    Responder



  57. boobsbr em 17/12/2008 - 17:49 escreveu:

    nossa, quanto chavismo, por que você não se muda pra venezuela?

    Responder



  58. [...] demonstração de egoísmo que eu jamais havia visto antes. Nem preciso descrever nada, pois o Cardoso e o Fabião fizeram isso muito bem e traduziram toda a indignação que eu senti ao saber o que [...]



  59. Krika em 19/12/2008 - 03:47 escreveu:

    E tem gente que ainda diz : ” Que país vamos deixar para os nossos filhos?”
    Não seria mais adequadado dizer : ” Que filhos vamos deixar para nosso país?”

    Responder



  60. Rafael em 19/12/2008 - 19:12 escreveu:

    Cara, brasileiro é foda, sem palavras…

    Responder



  61. desestressa mano em 21/12/2008 - 09:29 escreveu:

    Ei mano eu já dei letra dessa fita ai.

    Se esses mano viesse pra quebrada ia virá pichorra no domingo de pagode da comunidade, essas fita dá revolta truta.

    Fui, porque quem não é visto não é lembrado

    Responder



  62. Dóris em 30/01/2009 - 22:47 escreveu:

    POR FALAR EM SUÉCIA… MEU NAMORADO É SUECO… E DESDE QUE VOU E VISITO ESSE PAÍS, QUE REALMENTE É PERFEITO.. TB FICO IMPRESSIONADA COM O COMPLEXO DE SUPERIORIDADE E O DESPREZO MAL DISFARÇADO PELAS OUTRAS CULTURAS…
    SE ISSO É SER CIVILIZADO… BOM, ELES SÃO BÁRBAROS NO QUESITO BEBEDEIRAS… ABORTAM BEBÊS COM A MAIOR NATURALIDADE…ENFIM…
    CHEGA DE IDEALIAZAR
    ALGO BOM TEM QUE TER NESSE POVO SOFRIDO DO BRASIL
    QUE NÃO TEM OS BENEFÍCIOS SOCIAIS DA SUÉCIA…AONDE OS BOAS VIDAS PODEM FICAR SEM TRABALHAR, QUE TEM UMA PODEROSA REDE DE APOIO… TEM UM MONTE DE DESEMPREGADOS MAMANDO AS CUSTAS DO REI DA SUÉCIA…QUE POR SINAL CASOU COM A DONA SILVIA…OPS, RAINHA (QUE RIDÍCULO, REIS E RAINHAS…) QUE É BRASILEIRA…

    RESPEITAR É BOM… EU TENHO CIDADANIA ITALIANA, MEU AVÔ É ALEMÃO E MEUS OUTROS AVÓS SÃO ITALIANOS… TODOS NASCERAM NO CONTINENTE EUROPEU…E NEM POR ISSO…EU QUERO EXPLODIR O BRASIL..

    TENHO É RESPEITO POR UM POVO SOFRIDO… E VONTADE É DE MANDAR MATAR OS POLÍTICOS…AÍ EU CONCORDO COM RADICALISMO….

    PQ SEM ESCOLA… SEM EDUCAÇÃO… O SER HUMANO NÃO TEM CHANCE….

    VC É UM BÁRBARO…DEVIA IR EMBORA DESSE PAÍS…NADA TEM A CONTRIBUIR.

    Responder



  63. Dóris em 30/01/2009 - 22:52 escreveu:

    HAHAHAHA

    TU JÁ FOI NA SUÉCIA?

    SÃO OS MAIORES BÊBADOS DA EUROPRA…TEM GUARDINHA PRA PATRUNHAR ISSO NAS TARDES DE DOMINGO… ELES SÃO ESPOOOOJAS…HAHAHA

    CERTAMENTE ROUBARIAM TODAS AS CERVEJAS DA FOTO… ELES PASSAM FOME MAS NÃO SEDE DE ÁLCOOL….

    ACHO QUE VC DEVIA CONHECER PRA SABER…HAHAHA

    Responder



  64. eu em 18/02/2009 - 15:48 escreveu:

    Homo homini lupus

    Responder



  65. luiz peace em 23/05/2009 - 03:14 escreveu:

    Por favor amigos, buenas..olha não entendo nada de futebol, me perdoem, mas gostaria de salientar que gosto de ver debates na net, “com quem brigas hoje, irás te respeitar amanhã” e sinceramente não importa de onde sou.., chê, uai, visse, taruira, arriegua, minha pele, tais tolo, du bist dumm, meu, velho, etc,,etc,,muitos mais jeituchos do Brasa, agradeço aos pernambucanos por ter levado seus bonecos para Santa Catarina, na época do contestado onde podemos nos alegrar com a Maricota. Agradeço aos gaúchos pela política da igualdade que equilibra o país,
    E digo sinceramente, vergonha não é ser pobre, e sim ignorante.
    Vergonha não é ser trabalhador e sim marajá.
    Vergonha é pensar que ricos tem mais necessidades que os pobres.
    Vergonha é não ter o menor controle de natalidade e tentar resolver na hipocrisia.
    Vergonha é ter uma mansão em um país onde tem favela.
    Vergonha é olhar para uma mulher como um tarado.
    Vergonha é o “tre” não mostrar o que os candidatos pretendem fazer.
    Vergonha é votar sem saber o que seu candidato defende.
    Enquanto o Brasil não adotar o mínimo de controle de natalidade, nunca veremos estrangeiros, dando a sua contribuição aqui, como vemos em todos os países do primeiro mundo, e a pobreza de favelas e guetos vão proliferar aqui com brasileiros discriminados por brasileiros.
    E nunca sentiremos orgulho de dizer “sou brasileiro”

    Responder



Faça seu Comentário

Regras: Comentários de clones serão apagados. Caso seu comentário contenha ofensas pessoais, textos todos em caixa-alta, palavrões desnecessários ou miguxês você poderá ter seu email e IP expostos publicamente. Anonimato não é um direito, é um privilégio. Use-o bem ou perca-o. Se quiser me xingar, seja criativo, assim há uma leve chance de seu comentário ser aprovado. Do contrário não gaste seu tempo.
As opiniões expostas nos comentários não refletem as do autor do blog, algumas vezes mal refletem as do autor do comentário.