Blog do Cardoso

You’ve lost today, kid. But it doesn’t mean you have to like it


May
30

A questão da USP

arquivado em Política | Technorati: Veja a reação da blogosfera | Feed de comentários deste post

Considerando;

que a grande chiadeira dos alunos é para manter o sigilo do uso de recursos que não são seus;

que a invasão reclama de uma proposta de Universidade voltada para o Mercado;

que um professor de renome mundial foi agredido com cadeiradas ao tentar sair de um prédio;

que alunos que querem apenas estudar são ameaçados em sua integridade física;

que 240 alunos decidiram uma invasão e estão atrapalhando a vida de todos os que querem estudar;

que Mao morreu, Lenin morreu, Stalin morreu, Deng morreu, Che morreu, Prestes morreu, Marx morreu e Fidel não se sente muito bem;

só posso concluir uma coisa:

Que falta faz o saudoso Coronel Ubiratã Guimarães.

Compartilhe nos Sites Sociais:
  • UEBA
  • LINKK
  • del.icio.us
  • diHITT
  • Rec6

  1. junior em 30/05/2007 - 14:42 escreveu:

    Boa! Mandou bem.



  2. Bender em 30/05/2007 - 16:08 escreveu:

    Ei, Deng Xiaoping era um cara legal! Eu sei que ele gostava de matar estudantes em praças com nomes pacíficos e celestiais, mas ele foi um anti-Mao.

    Pergunta pro In, ele sabe dessas coisas.



  3. André em 30/05/2007 - 16:17 escreveu:

    Considerando que você

    - coloca todas as manifestações no mesmo saco; todos que defendem o meio ambiente e os direitos humanos passam a ter a mesma qualificação do casal que matou o filho por não dar leite materno;
    - não sabe a fundo das reivindicações dos estudantes nas manifestações que estão ocorrendo nas três universidades paulistas, e deve ter a visão do Jornal Nacional, que o que estamos querendo é “não prestar contas à sociedade”;
    - não foi na USP pra ver o movimento, muito menos contar as pessoas em assembléias;
    - não assitiu o tal vídeo em que o professor é “agredido” pelos tais ‘terroristas’ – afinal, quando vi, nao vi ninguem o atacando, só ele jogando uma cadeira pra longe – que, por sinal, dizem ter atingindo um aluno, mas nao vi também;
    - é sempre o dono da razão;

    só posso concluir uma coisa: que falta que um bom debate e uma mente aberta fazem.

    Acho que você já foi melhor que isso, Cardoso. Em um momento onde o debate amadurece, onde as ilusões e rebeldia-sem-sentido dos estudantes e as contradições do governo vão ficando claras, e as dúvidas sanadas, onde construímos um debate maduro e mais coeso sobre as universidades e sobre a autonomia – que não é “sigilo”, já que prestamos conta desde sempre – esse seu comentário só alimenta esse ódio e pensamento de bang-bang que não leva a nada, na minha opinião.

    Com todo o respeito a sua opinião, é claro (apesar de você, muitas vezes, fazê-la parecer suprema, e eu acabar “temendo” escrever aqui).

    Por que não ir mais a fundo?

    Abraço!

    PS: acho que é Ubiratan ;)



  4. Leonardo em 30/05/2007 - 16:33 escreveu:

    Aff…
    Desculpa ai Cardoso, mas como disse nosso amigo André , você já foi ” melhorzinho” ein, não é de hoje que eu acompanho seus pensamentos hipócritas…
    Acho que seria pelo menos aceitável se você conhecesse a fundo as verdadeiras questões sobre o manifesto dos estudantes, para depois quem sabe iniciar um debate.
    Inflação pra você…

    Um abraço meu amigo.



  5. Sidney Magal em 30/05/2007 - 16:54 escreveu:

    hahaha
    Coronel Ubiratan é sacanagem (puta fdp aliás)…
    hehehhe
    Não deu muito tempo e já apareceu o primeiro comentário quilométrico da galera que tem saudades “da velha roupa colorida” e que quer que este comentário “torto feito faca corte a carne de vocês!”
    hahaha
    Viva Belchior!
    hahahah



  6. BettyBlue em 30/05/2007 - 16:56 escreveu:

    Finalmente. Tava demorando aparecer um post aqui que me estampasse novamente um sorrisão na cara.

    Aliás, com meus interesses rumando agora em direção à economia, aprendi mais um pouco sobre o comportamento das massas, estudando sobre as bolsas. Muito interessante. Explica muita coisa que tinha me passado em branco na faculdade de psicologia. Se comportamento em massa já é uma coisa estúpida e animalesca, imagine quando essa massa é de estudantes impúberes e desocupados…



  7. [...] Qual não foi minha surpresa quando li o post intitulado “A Questão da USP”. [...]



  8. Igor Gama em 30/05/2007 - 17:23 escreveu:

    Ei, nem Mao nem o Tio Sam né? Vamos com calma aí.

    Que essa “greve” é o próprio retrato da estupidez dos estudantes de nível superior brasileiro, não tem como discutir.

    Mas apelar também não dá.

    Se bem que, considerando o “modus operandi” do Cardoso, acho que essa foi só mais uma isca para atrair comunistas revoltados e ofendidos.

    Acho que ele se alimenta da fúria alheia… Ou dos cliques gerados pelos ditos furiosos.



  9. Ivan em 30/05/2007 - 17:46 escreveu:

    André,

    desde quando invadir prédio e pichar patrimônio público é debate?

    Lembro-me que na UNICAMP (estudei lá de 90 a 95) o centro acadêmico era ponto de encontro de desocupados que usavam óculos a la John Lennon, sandálias de couro, camisetas do Che e sempre carregavam alguns gramas de erva na pochete. Tenho CERTEZA que é o mesmo perfil dos babacas que invadiram a reitoria da USP.

    PQP, aquela universidade é mantida com dinheiro público. MEU dinheiro. Tão demorando pra sentar a pua naquele bando de inúteis.



  10. Cobra em 30/05/2007 - 18:07 escreveu:

    Demorou para enfiarem a bota nesses pseudos-revolucionários.
    Quando vi a notícia que a mamãe havia levado casaquinho e sopinha para os filhinhos…..ah..deixa prá lá.

    RIP Ubiratã



  11. Leandro em 30/05/2007 - 18:35 escreveu:

    Vamos ver chegar o dia 5 e a folha de pagamento da USP ainda não tiver saído pela paralisação na administração, como é que vai ficar o “apoio à causa”.

    Estudar parece que está com prioridade baixa ali. Então, já que é assim, tinha era que jubilar esta turba toda e pronto — já não haveria mais nenhum aluno dentro da Reitoria, só desocupado não-relacionado a universidade. Logo, todo mundo para fora.



  12. gilson em 30/05/2007 - 19:13 escreveu:

    Não podemos generalizar nos dois lados. Participei do movimento estudantil enquanto estava na faculdade (1995-2000) e concordo que as pessoas que adentram no movimento são estranhas. A maioria são Viúvas do Lênin (hehe, esse titulo ficou famoso na época) e que não se aproveita muito do que falam, mas a Universidade publica passa por momentos complicados. Várias vezes projetos que instituíam a cobrança nas universidades públicas de São Paulo foram barrados por esse movimento estudantil porra louca. O patrimônio envolvido nessas instituições é de propriedade de todos os paulistanos e simplesmente negligenciamos o que acontece lá dentro.



  13. Cadu Simões em 30/05/2007 - 20:53 escreveu:

    Cardoso, eu espero que vc esteja sendo irônico como normalmente é e não esteja realmente sugerindo que a solução para a desocupação da reitoria da USP seja uma chacina dos estudantes que lá estão ao citar o “saudoso” coronel Ubiratan. Indiferente de qual seja a sua posição política, respeito aos direitos humanos é o mínimo que se deve esperar de uma pessoa para que se possa viver numa sociedade democrática.



  14. Paulo G Muller em 30/05/2007 - 22:41 escreveu:

    Isto, isto, isto e isto.
    Este tal de prófi é um mau elemento.
    Bateu em criancinhas que serão o futuro do Brasil.
    Tem mais é que apanhar mesmo.
    Ubiratã nos prófi. Sem pena.
    Confirme a verdade aqui:
    http://www.youtube.com/watch?v=86jOh5n92bw



  15. GabrielCP em 30/05/2007 - 23:03 escreveu:

    CC, o cara é seu leitor ainda… e tem cabeça de manifestante-revolucionario-neo-pro-anti-qualquercoisa ta perdendo a linha heim… pensei que o blog não tivesse esse tipo… opa.. UFA, vi a url, aqui não é o contraditorium…



  16. Cardoso em 30/05/2007 - 23:10 escreveu:

    Pois é. Me chama de hipócrita. Tá certo que o nível dos estudantes atualmente é tão baixo que ele só conhece o termo de ler nos panfletos do DCE, mas…



  17. Fabio Santos em 30/05/2007 - 23:40 escreveu:

    Fiz Ciencias Sociais pela UFPE,em Recife-Pe. Enfrentei uma grave de 6 meses (isso mesmo, 6 meses) no segundo periodo. Acho que há uma grande cegueira intelectual e ideologica nos meios acadêmicos brasileiros. Não concordo com a repressão, mas acho que as coisas poderiam ter um pouco mais de ordem. Tambem acho que só não fizeram algo por que alguns dos que estão naquela manifestação fazem parte de uma elite intelectual e por que não economica. Se fossem sem-terras ou bandidos aquilo já tinha acabado. Um absurdo, mas está acontecendo numa das dez maiores universidades brasileiras… Isso precisa acabar :-(



  18. [...] falando sobre a questão da invasão dos estudantes na USP. É o segundo do dia, o outro é esse aqui. Estava tudo tranqüilo, eu apreciava a ironia típica do Cardoso, quando no final ele se refere à [...]



  19. Nanase em 31/05/2007 - 11:37 escreveu:

    Muito bem Cardoso. Cada vez melhor!

    Este país precisa de menos vagabundos e de mais gente como o Coronel Ubiratã.

    Seu blog já está aqui nos meus favoritos. Um abraço, felicidades!



  20. Jess em 31/05/2007 - 13:08 escreveu:

    Aluno da USP, de humanas ainda, na maioria é um bando de drogadinho metido à politizado, muita perda de tempo levar eles à serio. A única coisa que se aproveite de lá são as surubas festas da ECA e os nerds de exatas.

    Eu levo mais a sério ‘os mano’ da UniAsterisco que pelo menos ralam para pagar 300 ‘reaus’ na mensalidade de Administração. Estes podem não saber sequer falar portugês direito e teão um diploma inútil mas tem bons motivos para reclamar, se tentarem.



  21. Leonardo em 31/05/2007 - 13:19 escreveu:

    Pera ai, não falei que sou a favor da bagunça e muitos menos que esses estudantes estão agindo certo.
    O que acredito Cardoso, é que a greve é relevante sim, e a repressão não é a forma correta, para resolver esse impasse.
    Agora se você quer questionar sobre organização, educação entre outras deficiências estruturais amigo, melhor você discutir com seu tataravo, com o avo dele, com o bisavo dele.. e assim diante, porque eu já peguei essa porra fudida! hahahaha.
    Só não achei correto seu comentário.

    Abrass



  22. Rafael em 31/05/2007 - 13:27 escreveu:

    Isso ae Cardoso ! Esses bichos grilos so querem saber de aproveitar as regalias do CA ! Quem rala o dia inteiro pra fazer facul de noite é que são realmente os estudantes ! Ta cheio de dirigente de CA que o “papazinho” vai buscar o filho revolucionário ultrajovem de Toyota ! T



  23. Alex em 31/05/2007 - 21:36 escreveu:

    PQP um bando de idiotas maconheiros e baderneiros. porrada neles e a volta da normalidade para quem realmente quer estudar.



  24. Irmão Fabiano em 01/06/2007 - 01:27 escreveu:

    Todos deveriam sentar e ouvir Prelude, de Bach.

    http://www.youtube.com/watch?v=LU_QR_FTt3E



  25. Marcelo em 01/06/2007 - 09:36 escreveu:

    Vou um pouco mais longe… com ex-aluno da PUC-SP (ou ex filho da PUC se preferir) e também ex-aluno do IFUSP, posso colocar (epa!) o dedo mais fundo na ferida…

    Saudades do Erasmo Dias!!!



  26. Thais em 01/06/2007 - 11:04 escreveu:

    Caramba Cardoso, vc está como um grande formador de opinião, e infelizmente, quando as pessoas não ouvem o que querem, te pegam pra “Cristo”.
    Estou com você na questão da USP. Fiz minha especialização lá, e não é tudo isso o que eles falam. Acredito que se você quer reivindicar algo, tudo bem, mas não precisa depredar patrimônio alheio e ao mesmo tempo de todos, e não querer diálogo. Na vida, tudo é uma via de duas mãos: eu cedo aqui, você cede ali. Os alunos não estão utilizando este princípio, e isso está ficando cada vez mais feio pra eles. Triste.



  27. Jonny em 01/06/2007 - 11:34 escreveu:

    Ola Cardoso…

    Eu ia escrever um texto aqui, mas resolvi postar um link que achei mais fácil e explica muito melhor do que se eu escrevesse aqui

    http://blog.cybershark.net/daniduc/2007/05/28/autonomia-justica-ocupacao-e-certa-imprensa-paulo-martins/



  28. Cardoso em 01/06/2007 - 12:18 escreveu:

    Jonny, deixa ver se entendi. O decreto do Serra é tão inconstitucional, viola tão flagrantemente a Constituição Federal e a Estadual que vocês não tiveram alternativa a não ser apelar pra violência?

    Não entendi. Qualquer estudante de direito derrubaria isso com cinco minutos de argumentação, sem precisar destruir a Universidade e atrasar a vida da cidade inteira.

    Portanto, usando Ockam, temos duas conclusões possíveis: Ou os estudantes são burros o bastante para não perceber isso, ou a sua argumentação é falha e a ilegalidade dos decretos não é tão ilegal assim.

    Anyway não achei onde você justifica agressão, violência e desrespeito ao patrimônio público.



  29. paulo galo em 01/06/2007 - 13:11 escreveu:

    Cardoso,

    Acho bárbaro vc iluninar esse questão da ocupação pelo viés da violência praticada pelos próprios membros do movimento. Violência e sopa de repolho estão na mesma categoria pro meu paladar. Daí a vc manifestar saudades do Coronel, bem, só consigo imaginar que vc quis provocar uma polêmica -a meu ver de uma forma estranha. Mas isso é contigo…
    O que me chamou a atenção sobre esse episódio, mais recentemente foi o recuo inteligente do Serra, ao editar o novo decreto, e as consequências políticas desse ato. Serra colocou no colo dos estudantes um mico que esvaziou imediatamente o movimento, a opinião pública vai se voltar contra o movimento, principalmente depois do bloqueio da Francisco morato ontem à tarde.
    Publiquei ontem no Blog do Galinho um post curto sobre isso, dando link pro artigo da jornalista Mariluce Moura, publicado no Noblat.
    Gostei muito desse lugar aqui, parabéns!



  30. O Mago Branco em 02/06/2007 - 12:58 escreveu:

    Tomadas as devidas proporções, concordo com o Cardoso! Segundo eu mesmo, em http://omagobranco.blogspot.com/2007/05/uma-dia-com-caneta-parte-prima.html este é mais um caso para a santíssima trindade:

    - Cacetete
    - Gás lacrimogêneo
    - Bala de borracha

    A USP não só deve prestar contas ao estado de São Paulo, como deve também prestar contas à sociedade, pois é mantida com impostos que nos são cobrados. Não fazem mais que a obrigação.



  31. Leandro Ilek em 04/06/2007 - 19:35 escreveu:

    Considerando;

    Que autonomia financeira e administrativa não é sigilo dos gastos dos recursos publicos, pois as universidades a apresentam mensalmente;

    Que Universidade foi feita para pesquisar para o bem da sociedade, e não para que a sociedade tenha que comprar no mercado;

    Que o professor jogou a cadeira e não o contrário;

    Que a greve foi votada em assembléia, onde TODOS tem direito a votar e falar, mas só falam (reclamam) depois;

    Que, como a RCTV, que busca o direito a liberdade de expressão (mesmo tendo quase auxiliado os EUA a sequestrar o presidente Hugo Chavéz), os estudantes também tem direitos, e ocupação é a forma mais efetiva de ser ouvido;

    Que quem quer estudar não pensa em mais ninguém do que em si próprio e que ser ameaçado de apanhar da polícia não é nada agradável;

    Que JFK morreu, Getúlio morreu, Castelo Branco morreu, Geisel morreu, mas a dívida externa que eles contraíram continua firme e forte;

    Só posso concluir uma coisa:

    Que falta faz fazer uma Revolução Francesa.



  32. Lucas em 06/06/2007 - 12:32 escreveu:

    Eu não ia dizer nada, mas, cacete, essa aqui de cima foi boa.



  33. Tonobohn em 06/06/2007 - 17:45 escreveu:

    Interessante falar dos coitadinhos que querem estudar e não podem. Os “coitadinhos que querem estudar mas não podem” não foram votar na assembléia pq?

    Se são só 240 que fazem a greve e todo o resto da universidade é vítima deles, pq todo o resto da universidade não votou contra a greve?

    Buti buti tadinho deles.